sábado, 6 de fevereiro de 2010

CONHEÇA MAIS O CONSELHO E SAIBA A SUA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA CULTURA!

A HISTÓRIA DO CEC

Criado pela Lei Nº. 6003 de 23 de setembro de 1967, portanto, com uma vigência de 42 anos ininterruptos, o Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco - que teve Gilberto Freyre como fundador e primeiro presidente - é o segundo mais antigo do país. A Lei de sua criação estabelece, no artigo 8º: "Ao Conselho Estadual de Cultura, além de outras atribuições conferidas por Lei, compete (Inciso II): Formular a política cultural no âmbito do Estado".
A data de criação do Conselho de Cultura, 1967, coincide com a da criação da Companhia Editora de Pernambuco - CEPE - bem como do seu co-irmão: o Conselho Estadual de Educação e outras instituições do Estado. O Conselho de Cultura de Pernambuco é o único do país a possuir uma remanescente da cultura indígena no seu quadro.
Seu atual presidente, o consagrado poeta, cronista e professor universitário Marcus Accioly, é também vice-presidente do Fórum Nacional dos Conselhos de Cultura - o ConeCta. Seus membros são eleitos não apenas para tratar de assuntos pertinentes aos Conselhos, mas também de todo o país. 


ATUAIS CONSELHEIROS


MARCUS ACCIOLY
Presidente


Marcus Morais Accioly nasceu no Engenho Laureana, município de Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco, em 21 de Janeiro de 1943. É graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez parte da Geração 65, grupo literário formado originalmente na cidade de Jaboatão dos Guararapes, do qual fazia parte diversos literatas famosos do Estado. Também integrou o Movimento Armorial, iniciativa artística cujo maior objetivo seria criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. Além disso, é membro da Academia Pernambucana de Letras, ocupando a cadeira 19, que tem como patrono Paulo Arruda. Durante o mandato de Itamar Franco, foi Secretário Executivo do Ministério da Cultura, durante o ministério de Antônio Houaiss, tendo por várias vezes assumido o cargo nas ocasiões de sua ausência. Atualmente segue em produção literária, além de contribuir para o Jornal do Commercio com publicação quinzenal de crônicas, às quintas-feiras. 


                                     
 MARCUS PRADO*
  
         
                                    JOSÉ DE SOUZA ALENCAR (ALEX)*




ANA PAULA SANTANA*



GERALDO PEREIRA*





ISAAR FRANÇA*




JOSÉ CARLOS VIANA*


LEONARDO DANTAS*





MARILENA ARAÚJO*



REINALDO DE OLIVEIRA*




*ainda em fase de pesquisa e elaboração. Em breve, mais informações. Aguardem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário